Música

                                                         J O R G E   M E L L O

Cantor e compositor nascido em Piripiri no Estado do Piauí, estudou em Teresina Fortaleza e São Paulo (concluiu o curso de Música e Direito). É músico desde os nove anos de idade. Na capital cearense venceu festivais de música, dirigiu a parte musical de programas da TV Ceará, que foram os embriões do chamado "movimento cearense de música", pois dali saíram os grandes nomes da MPB de hoje como Fagner, Belchior, Ednardo e Amelinha. Jorge Mello veio ao sul em 1971 com essa turma e com eles vem abrindo espaços para a música nordestina.

Apareceu no Festival Universitário do Rio de Janeiro de 72, conquistando o primeiro lugar em Comunicação e levando ainda o prêmio de melhor intérprete. Nesse ano gravou seu primeiro disco pela Poligram, um compacto duplo.
     De 72 a 76, fez cinema e trilhas de publicidade; período em que concluiu o curso de música, formando-se em “Composição e Regência” e em “Licenciatura Plena”, vindo a lecionar em três faculdades.
     Em 76 gravou o LP “ BESTA FERA”. Pelas características da novidade da proposta sonora, foi um acontecimento, pois o disco é escolhido pela crítica como o melhor do ano. Isso valeu um contrato com a WEA. Nessa nova gravadora, fez um disco baseado nas formas da poesia tradicional nordestina, só que gravadas  com arranjos eletrônicos, misturados à sanfona e à viola. Nasceu aí o forró eletrônico, com o LP “ JORGE MELLO - INTEGRAL”. Outra vez surpreendeu a crítica, ganhando prêmios. Confirmou o que poderia se esperar desse músico, preocupado com a descoberta.
     No ano seguinte gravou pela Continental, o LP “ CORAÇÃO ROCHEDO” e o compacto “CONSTELAÇÕES” (Cupertino de Meneses e Hermes Fontes).
     Em 80 gravou o LP “DENGO DENGUE” e foi o primeiro artista da nova geração a gravar lambadas, merengues, registrando a latinidade que mais tarde tomaria conta da música universal. Nesse período inicia a atividade de Produtor, para a gravadora Continental e para a Música Independente. Com essa experiência abre o próprio selo. Nasce a J. M. T.  PRODUÇÕES onde já produziu e lançou dezenas de artistas.
     Em 87 grava “UM TROVADOR ELETRÔNICO”. Em 90 grava “UM TROVADOR ELETRÔNICO-Volume II”, um disco moldado no show. Em ambos tem a participação de Belchior, seu parceiro mais constante. Em 95 grava o primeiro CD “MAIS QUE DE REPENTE” onde interpreta clássicos da MPB, além de composições suas e de seus parceiros. Em 97 lança o CD “RIMA”.
     O mais recente CD: "CLARAMENTE" gravou para a CPC/UMES.

·      SHOW - JORGE MELLO é um artista que tem um mercado de trabalho cativo, mantém boa média de apresentações por ano. O sucesso desse show deve-se ao fato do cantor ser REPENTISTA, faceta que só ele faz, entre os artistas da nova geração. A rapidez de raciocínio e o humor dos seus versos impressionam qualquer platéia.
·      TEATRO - Participou de dezenas de montagens de peças teatrais, na criação de trilhas e na Direção Musical, tanto no Rio, como em São Paulo.
·      CINEMA - Em “A NOITE DO ESPANTALHO”,de Sérgio Ricardo, atuou como ator e fez a Direção de Coreografia. Em ANGÉLICA E O MÁGICO DE OZ”, compôs e produziu a trilha de abertura. Em “ O GATO DE BOTAS EXTRA-TERRESTRE”, de Wilson Rodrigues, compôs e produziu toda a trilha musical.
·      PARCEIROS -  JORGE MELLO compôs com uma infinidade de parceiros. Entre eles: Belchior, Tom Zé, Vicente Barreto, Anastácia, Evaldo Gouveia, Cesar do Acordeon, Carlos Pitta, Jairo Mozart, Gereba, Capenga, Pekin, Lumumba, Antonio J. Brandão, Paulo Soledade, Graco, Yeda Estergilda, Ricardo Bezerra, Malcom Roberts e outros.

DISCOGRAFIA:

1972 - Compacto Duplo              FELICIDADE GERAL (Poligran)
1976 - LP                                     BESTA FERA (Crazy/Copacabana)
1978 - LP                                     JORGE MELLO - INTEGRAL ( WEA)
1979 - LP                                     CORAÇÃO ROCHEDO ( Continental)
1980 - Compacto Simples            NASCENDO DE NOVO (Continental)
1981 - Compacto Simples            CONSTELAÇÕES (Continental)
1981 - LP                                     DENGO DENGUE ( Continental)
1985 - Compacto Simples            NA ASA DO AVIÃO ( Paraíso/Odeon)
1987 - LP                                     UM TROVADOR ELETRÔNICO(Paraíso/Continental)
1990 - LP                                     UM TROVADOR ELETRÔNICO - Vol. 2 (J.M.T.)
1997 - CD                                    MAIS QUE DE REPENTE ( Brasidisc)
1999 - CD                                    RIMA ( J. M. T. /Camerati)
Agora CD                                    CLARAMENTE ( CPC/UMES)

JORGE MELLO tem se apresentado em todos os tipos de lugar e para as mais diferentes platéias. Fez temporadas em São Paulo nos teatros: São Pedro, Aplicado, Paulo Eiró, Martins Pena, FUNART, TUCA. Também  apresentou-se nos espaços: Centro Cultural de São Paulo, Centro Cultural do Jabaquara, Em praticamente todas as unidades do  SESC no Estado e em inúmeras casas noturnas como Inverno e Verão, Vou vivendo, Peña Don Fernando, Bar Armazém, Galpão 16 etc.
     Canta e faz sucesso em programações e convenções nos maiores hotéis do país e para inúmeras empresas.
     JORGE MELLO viaja com seu show por todo o Brasil. Nessas viagens apresenta-se em feiras (agro-pecuárias, de indústria, de moda e de tecnologia). Também canta nos espaços culturais ou casas noturnas que esses lugares oferecem (clubes, boates, churrascarias), e em palanques  e palcos ao ar livre nos festejos cívicos ou religiosos.

ESCRITÓRIO:
Rua Tabaré, 217  -  Jardim Sabará – CEO: 04446-000  -  São Paulo - SP
Fone: 5612 2390 – cel: 9311 0497
E-mail: jorgemelo@ig.com.br
Páginas: www.myspace.com/jorgemello       e    www.jorgemello2.hpg.ig.com.br